Você sabia?

Sistema de Educação pronto para os desafios de mais um ano letivo a distância

Após quase um ano longe das salas de aula, estudantes de todo o Brasil se preparam para o início de mais um ano letivo. Com restrições e um provável modelo híbrido, a volta às aulas exigirá atenção redobrada por parte dos professores, instituições e comunidade escolar.

Após quase um ano longe das salas de aula, estudantes de todo o Brasil se preparam para o início de mais um ano letivo. Com restrições e um provável modelo híbrido, a volta às aulas exigirá atenção redobrada por parte dos professores, instituições e comunidade escolar. Isso porque, lembra a analista de Requisitos da Betha Sistemas, Juliana Mattiello, é necessário entender as dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o último ano para poder avaliar a aprendizagem de cada um. “Muitas famílias não têm acesso à internet e não conseguiram acompanhar as publicações online; ou então, até pegavam as atividades impressas na instituição, mas não tinham condições de fazê-las em casa, uma vez que não possuíam conhecimento suficiente para isso. Realidades totalmente distintas e que agora precisam ser, de certa forma, niveladas, para dar sequência ao trabalho educacional”, enfatiza.

Com a migração do modelo de ensino presencial para o remoto, ainda no início de 2020, muita coisa mudou. “E tudo ocorreu do dia para a noite, sem qualquer tipo de preparação. Não foi algo gradativo”, lembra Juliana, ao comentar que mesmo após todos esses meses, algumas escolas ainda têm dificuldades em lidar com as ferramentas, assim como em estabelecer métodos de trabalho. “Uma alternativa é incentivar os professores a fazerem cursos relacionados a tecnologia. A adaptação continua”.

Outro ponto importante para que o ensino atinja o máximo de eficiência está relacionado aos softwares utilizados pelas instituições. O sistema de Educação da Betha, por exemplo, recebeu uma série de melhorias no decorrer do último ano para se adequar à nova realidade. “Nós temos a integração com o Google Classroom, assim como a integração entre o Pais e Alunos e o Professores. Por meio destas soluções, os pais podem baixar materiais, receber recados, ver as publicações feitas pelos professores. Os alunos recebem as atividades e as orientações de forma online, podendo baixá-las e fazer offline. A parte boa é que os materiais podem ser acessados quando os estudantes quiserem. Tendo disciplina, é possível enfrentar mais um período de incertezas adquirindo o máximo de conhecimento possível”, enfatiza ela.

Saiba mais

O sistema de Educação da Betha faz parte da linha de Educação e Gestão Escolar. Composta por soluções que permitem uma gerência administrativa e pedagógica das escolas e do desempenho dos estudantes, a linha garante mais flexibilidade e agilidade nos processos, monitorando desde a frequência e a devolutiva de atividades até a relação entre pais e professores e o apoio na busca ativa dos alunos.

Utilizando tecnologia de ponta, a exemplo da Internet das Coisas, Reconhecimento Facial e de Voz, Machine Learning e Inteligência Artificial, as soluções já foram reconhecidas internacionalmente, inclusive pela Unesco, e com certeza auxiliarão o seu município na busca por uma educação integrada, eficiente e inclusiva.

 
 
Publicação: Converge Tecnologia

Manacapuru otimiza atividades com o Minha folha

O município de Manacapuru no Amazonas relata melhorias e otimizações nas rotinas de gestão público..

Sistema Educação faz avanços em Careiro Castanho

O município de Careiro Castanho no Amazonas apresenta grandes avanços relacionados ao sistema de educação..

Novidades do portal transparência chegam a Iranduba

Neste mês a Converge esteve presente na Câmara Municipal de Iranduba para trazer novidades e atualizações do nosso sistema..